Páginas

domingo, 10 de outubro de 2010

Características de São Thomé das Letras

O município de São Thomé das Letras, no sul de Minas Gerais, aparece ao longe no topo de uma montanha de mais ou menos 1444 metros de altitude. São Thomé carrega a aura de uma cidade mística e esotérica. Para lá correm os que procuram a energia das pedras. Os estudiosos de grutas e pinturas rupestres, também ali procuram e tem aqueles que querem simplesmente tomar banho em cachoeira de água gelada.
A cidade está no alto da montanha. As pedreiras aparecem como manchas esbranquiçadas. Poucas construções de pedra do século 18 foram conservadas, como a igreja Nossa Senhora do Rosário, também chamada igreja de pedra, e os passos da paixão-oratório nas ruas-,onde os fiéis da procissão param para rezar.
Cerca de 70 mil metros quadrados de pedras são extraídos por ano do município. São quartzitos ou simplesmente pedra São Thomé, usadas para revestimento de paredes e pisos de casas espalhadas pelo Brasil a fora, e o pior é que o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) são arrecadados pelas cidades vizinhas, Cruzília, Três Corações, Baependí e outras, e São Thomé fica somente com a degradação e destruição ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário